Renovar e emitir o passaporte italiano
Assessoria completa para emissão, renovação e agendamento do passaporte italiano nos Consulados de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.
Como funciona o serviço
Realizamos o cadastro no sistema e confirmamos o agendamento
Orientamos com a lista de documentos a ser apresentada
Auxiliamos com os formulários necessários e no preenchimento
Assessoramos com dicas para o dia da emissão do passaporte
Esclareça suas dúvidas com IA especializada
Desenvolvemos a nossa própria Inteligência Artificial utilizando banco de dados exclusivo para gerar respostas claras e atualizadas.
Faça perguntas referente ao conteúdo do site para receber informações detalhadas, orientações precisas e instruções.
GPT Ferrara
Como posso ajudá-lo hoje?
Preciso deste serviço
Preencha o formulário abaixo para entendermos seu processo
O passaporte italiano não pode ser renovado. No vencimento deste, um novo deverá ser emitido como se fosse a primeira emissão.
É aconselhável alguns meses antes do vencimento, certificar-se que o seu cadastro A.I.R.E esteja atualizado para que seja possível solicitar a nova emissão.
Poderá solicitar um novo passaporte italiano 06 meses antes do vencimento. Mas é aconselhável que 1 ano antes verifique se os dados de endereço, estado civil e composição familiar do seu cadastro A.I.R.E estejam atualizados através do portal FAST IT.
A atualização do cadastro A.I.R.E é obrigatória para a emissão do passaporte e pode levar até 180 dias para ser concluída.
Os pré-requisitos para a emissão do passaporte italiano são:
- Ter a cidadania italiana devidamente reconhecida;
- Ter concluído a inscrição no A.I.R.E e ter seus dados devidamente atualizados;
- Preparar os documentos de acordo com as exigências do consulado;
- E obter uma data através do agendamento no sistema PRENOTAMI para a entrega da documentação.
O procedimento de solicitação de emissão do passaporte funciona da seguinte maneira:
- Certificar-se primeiramente que a cidadania italiana foi devidamente reconhecida;
- Ter uma inscrição regular no A.I.R.E e ter o cadastro devidamente atualizado;
- Prepara os documentos exigidos pelo consulado para a emissão do passaporte;
- Fazer um agendamento no sistema PRENOTAMI para a entrega da documentação.
Atualmente é difícil conseguir um agendamento no sistema PRENOTAMI para a emissão do passaporte italiano pois o número de requerentes do documento é muito maior do que a capacidade dos consulados em processar as solicitações.
O número de vagas disponibilizadas pelo PRENOTAMI ainda é infinitamente menor do que a quantidade de pessoas que solicitam o documento.
Hoje no Brasil são mais de 750 mil italianos reconhecidos, distribuídos principalmente nos consulados de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Esse volume grande de solicitações e baixa disponibilidade dos consulados, tornam as tentativas de agendamento cada vez mais complicadas.
A equipe da Ferrara Cidadania Italiana pode te ajudar no processo de emissão do passaporte italiano facilitando o agendamento no sistema PRENOTAMI pois trabalha com parceiros que possuem expertise no sistema de agendamento e conseguem uma vaga de maneira mais rápida.
Além do serviço de agendamento, oferecemos também assessoria completa para atualização do seu cadastro AIRE e preparo da documentação.
Asseguramos que a sua visita ao consulado não seja e vão e que tudo corra como o previsto para sair de lá com o passaporte em mãos
Caso os seus dados não estiverem atualizados no AIRE, você não conseguirá prosseguir com a emissão do seu passaporte italiano. É crucial que dados como: endereço, estado civil e composição familiar com filhos menores estejam corretos e atualizados no sistema.
Não pode omitir e nem tão pouco falsificar informações relacionadas ao seu cadastro para acelerar o processo de emissão do passaporte. Nós da Ferrara Cidadania Italiana não aconselhamos que forneça informações falsas ao consulado em nenhuma das etapas do processo.
Organize-se e atualize seu cadastro sempre que houver novas informações a serem comunicadas. Essa é uma das poucas obrigações impostas pelo governo italiano a todos os reconhecidos como cidadãos.
Depende da quantidade de filhos. Se você tem até dois filhos menores no seu cadastro, eles poderão ser incluídos no mesmo agendamento para a emissão dos passaportes. Caso tenha mais de dois filhos menores de idade, é necessário confirmar um terceiro agendamento em nome de um dos menores.
Os documentos que precisa ter em mãos no dia do agendamento para emissão do passaporte são:
· Comprovante de endereço atual com data máxima de 3 meses;
· Passaporte antigo se tiver. Se foi furtado ou perdido, apresentar Boletim de Ocorrência;
· Formulários solicitados preenchidos corretamente;
· Documentos de identidade como passaportes ou RG com datas de emissão inferior a 10 anos.;
· Fotos na medida 5cm x 7cm seguindo as regras de apresentação impostas pelo consulado.
Os prazos de validade do passaporte italiano variam de acordo com a idade do requerente. São eles:
• Para os menores de 3 anos a validade é de 2 anos;
• De 3 a 18 anos a validade é de 5 anos;
• Para os maiores de 18 anos a validade é de 10 anos.
O seu nome de casada não aparece no seu passaporte pois a alteração do sobrenome em razão do casamento, não é procedimento reconhecido pelo ordenamento jurídico italiano. Desta forma, nos documentos italianos sempre constará os sobrenomes de solteira.
Para requerer a inclusão do seu sobrenome de casada no passaporte, deverá fazer uma solicitação prévia ao consulado que informará ao Comune competente.
O passaporte italiano não é um documento obrigatório para o cidadão italiano. Ele é um documento de identificação para aqueles que viajam ao exterior. Porém, no Brasil, é o único documento disponibilizado para os ítalos-descendentes emitirem.
Desde 2005 o passaporte italiano possui um chip eletrônico que contém os dados pessoais do titular do documento e que registra o itinerário da pessoa.
O chip visa atender as normas de segurança aeroportuária de vários países ao redor do mundo.
O passaporte italiano pode ser solicitado no Brasil através do consulado no qual está registrado.
Para isso é necessário:
- Certificar-se primeiramente que a cidadania italiana foi devidamente reconhecida;
- Ter o cadastro devidamente atualizado;
- Prepara os documentos exigidos pelo consulado para a emissão do passaporte;
- Fazer um agendamento no sistema PRENOTAMI para a entrega da documentação.
- Pagar taxa no dia do agendamento.
Pode solicitar o passaporte italiano diretamente na Itália através da Questura (Polícia Federal Italiana), no entanto, deverá apresentar comprovante de residência local dentre outros documentos como:
· Passaporte italiano vencido;
· Formulário de solicitação preenchido;
· Foto recente;
· Documento de identidade válido;
· Taxa paga para a emissão;
Não existe mais a taxa anual para utilização do passaporte italiano, como antigamente. Atualmente, apenas a taxa de emissão do passaporte que é cobrada uma vez no momento da emissão e é valida por todo o período de validade.
O passaporte pode ser retirado pelo próprio italiano que fez a solicitação para ele e filhos menores ou o cônjuge desde que devidamente registrado no A.I.R.E. Terceiros somente podem retirar passaporte mediante a apresentação de procuração.
Para emitir o passaporte italiano pela primeira vez deverá:
• Certificar-se primeiramente que a cidadania italiana foi devidamente reconhecida;
• Ter o cadastro A.I.R.E devidamente atualizado;
• Prepara os documentos exigidos pelo consulado para a emissão do passaporte;
• Fazer um agendamento no sistema PRENOTAMI para a entrega da documentação.
• Pagar taxa no dia do agendamento.
Não há pagamento de imposto relacionado apenas ao fato de ter passaporte italiano. Pagamentos de impostos são direcionados àqueles que residem na Itália e estão vinculados a uma fonte de renda italiana, e ou possuem bens como casa, carros e outros.
O valor da taxa de emissão do passaporte italiano atualmente é de 116 euros convertidos de acordo com o valor da moeda apontado trimestralmente pelo consulado. Não há nenhuma outra taxa cobrada durante todo o período de validade do passaporte.
O prazo de emissão do passaporte italiano pode variar de acordo com a demanda atual e de acordo com o consulado no qual está solicitando. Em alguns consulados o documento é emitido no mesmo dia e em outros pode levar de 10 a 15 dias.
A entrega do passaporte italiano pode ser feita pelo correio, procedimento escolhido pela grande maioria dos consulados italianos no Brasil, pode ser feita pessoalmente para o próprio requerente ou para terceiros em posse de documento de procuração.
A foto utilizada no passaporte italiano tem a medida 5cm X 7cm, e deve seguir algumas recomendações:
· Olhar direcionado diretamente para a câmera;
· Impressão em alta qualidade e alta definição;
· Rosto centralizado e não de perfil;
· A pessoa deve estar sozinha;
· Fundo branco e liso.
Não é preciso falar italiano com o agente consular. Não é exigido que nenhum italiano já reconhecido como cidadão, seja por descendência ou matrimonio, se comunique em italiano durante o processo de emissão do passaporte.
A comprovação de conhecimento da língua italiana somente é exigida durante o processo de naturalização por matrimônio.
Não. Não é preciso viajar com dois passaportes caso você tenha a dupla cidadania italiana. Você pode viajar com o passaporte que irá usar para adentrar no outro país e poderá utilizar o seu documento de identidade usual como RG ou CNH para sair do país de origem.
Como exemplo, você pode utilizar o passaporte italiano para entrar nos EUA e apresentar o seu RG ou CNH para sair do Brasil.
O passaporte italiano pode ser emitido na Embaixada Italiana em Brasília e nos seguintes Consulados Italianos:
· São Paulo;
· Rio de Janeiro;
· Curitiba;
· Porto Alegre;
· Recife;
· Belo Horizonte.
Lembrando que é necessário estar regularmente inscrito em um desses órgãos para que seja possível a emissão do documento.
Pode solicitar um novo passaporte italiano 6 meses do vencimento do passaporte atual, não anterior a isso. Antes de 6 meses do vencimento não é possível iniciar a solicitação de um novo documento. O procedimento de renovação é o mesmo de emissão. A diferença é que você portará no dia o passaporte italiano vencido.
É aconselhável, no entanto, que verifique se as informações do cadastro A.I.R.E estão atualizadas pois a atualização é obrigatória para que se possa emitir um novo documento.
ESTA (Electronic System for Travel Authorization) é uma autorização de viagem, também chamada de US online visa, direcionadas aos cidadãos de países que participam do Programa de Isenção de Vistos do EUA.
Esse programa inclui 38 países os quais cidadãos não precisam emitir visto para viajar aos EUA a turismo ou negócios, desde que a permanência no país seja igual ou inferior a 90 dias.
Os seguintes países participam no programa ESTA: Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, República de Malta, São Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Reino Unido.
O passaporte italiano é aceito em todos os 195 países do mundo. Aos italianos é obrigatória a apresentação de visto de entrada em apenas 28 dos 195 países, configurando dessa forma como um dos passaportes mais poderosos do mundo.
Não. Não é possível solicitar a identidade italiana no Brasil. O Consulado do Rio de Janeiro é o único que recentemente publicou uma nota informando que inciaria e emissão desse documento.
O único documento italiano disponibilizado pelos Consulados italianos no Brasil é o passaporte.
Outros documentos como Carta de Identità ou Tessera Sanitária somente podem ser solicitados diretamente na Itália ou em consulados de países pertencentes à União Europeia.
A Entrevista no consulado para a emissão do passaporte é tranquila e ser formalidades. Não há perguntas que não estejam relacionadas às informações do cadastro. O atendente consular irá verificar os documentos solicitados e confirmar com os dados do cadastro A.I.R.E
O consulado permite que um terceiro realize a entrevista quando o cidadão possuir limitações ou idade avançada.