Como utilizar a pasta de família no processo de Cidadania Italiana
Saiba quais Consulados Italianos aceitam utilizar a pasta de família e quais são as vantagens
Todo requerente à Cidadania Italiana que possui algum familiar que já realizou o processo sempre pergunta se é possível aproveitar a pasta da família, ou seja, os documentos dos familiares com o mesmo ascendente italiano que já obtiveram a sua cidadania italiana reconhecida.
É possível utilizar esse recurso quando a opção do requerente é desenvolver o processo de forma administrativa: pelo Consulado no Brasil, aguardando anos na fila ou diretamente com o Comune na Itália, de forma presencial.
Não é possível utilizar a pasta de família para requerentes à Cidadania Italiana por via judicial, tanto na modalidade contra às filas por via paterna ou por via judicial materna para superar a lei de 1948. Nesses dois casos, a única opção do requerente é preparar todo o processo novamente, desde a certidão do italiano até os requerentes maiores de 18 anos.
Quando devo e quais vantagens em utilizar a pasta de família para Cidadania Italiana
Vale a pena utilizar a pasta apenas quando o familiar desenvolveu o processo recentemente sob as regras atuais adotadas pelos Consulados Italianos e Comuni.
A pasta da família não influenciará no tempo do processo e procedimento, ou seja, você deverá passar por absolutamente todas as etapas que seu familiar passou, inclusive aguardar entre 08 e 15 anos na fila da cidadania italiana para processos feitos no Brasil ou viajar à Itália para processos feitos diretamente lá.
Os benefícios em utilizar a pasta da família são
- Economia financeira, já que não será necessário gastar novamente com emissão de certidão, tradução juramentada e apostila de Haia
- Tempo de pesquisa, já leva tempo em pesquisar e reunir as certidões.
Como descobrir se posso utilizar a pasta de família no meu processo de Cidadania Italiana
O primeiro passo é descobrir onde o familiar solicitou o reconhecimento da Cidadania Italiana, ou seja, no Brasil (em qual Consulado Italiano) ou na Itália (em qual Comune).
Caso o seu parente tenha desenvolvido o processo junto ao Consulado Italiano do Brasil, o primeiro passo é ingressar na fila. Já entrou na fila do Consulado Italiano? Clique aqui
Também é interessante avaliar se realmente a documentação já apresentada à autoridade italiana será útil ao seu processo.
Apenas o ascendente italiano é o parente em comum. Será que vale a pena entrar na pasta de um familiar somente por causa de 03 ou 04 certidões? Você sabe como foi feito o processo deste familiar? Será que as regras e interpretações não mudaram desde que seu parente conseguiu a cidadania italiana?
Os pontos acima devem ser levados em consideração e uma boa análise técnica dos seus documentos será necessário para tirar essa dúvida. Quero analisar!
Pasta da família no Consulado Italiano de Curitiba
O Consulado Italiano de Curitiba permite a utilização da pasta da família. No entanto, é necessário ingressar na fila de espera da cidadania italiana e aguardar anos pela convocação.
Já entrou na fila do Consulado Italiano em Curitiba? Quero entrar!
Não é necessário autorização do familiar que já obteve a Cidadania Italiana para a utilização da pasta de família neste Consulado.
Pasta da família no Consulado Italiano de São Paulo
O Consulado Italiano de São Paulo não autoriza a utilização de documentos da pasta da família, portanto é necessário apresentar toda a documentação desde o italiano até os requerentes.
Caso você resida na juridicação Consular que compreende o Consulado Italiano de São Paulo, você tem essas opções de entrar com o seu processo de Cidadania Italiana: Veja aqui as opções!
Pasta da família na Itália
Caso o familiar tenha desenvolvido o processo na Itália, é necessário descobrir em qual cidade (Comune) o processo foi feito. Não existe uma central de processos para consultar.
Também é necessário ter uma autorização por escrito do familiar dono da pasta.
Outro ponto a ser observado, é que na Itália é possível a utilização da pasta quando o processo ainda consta disponível, ou seja, não tenha sido arquivado. Normalmente ficam disponíveis por um período de até dois anos, mas é sempre necessário consultar o Comune, pois esse prazo varia muito entre esses órgãos na Itália e não existe uma regra que regulamenta isso na Itália.
O tempo do processo na Itália não será mais rápido porque estão sendo reutilizados documentos de um processo já concluído. O procedimento é sempre o mesmo, o que muda é apenas o número de certidões que serão apresentadas ao Comune.
O requerente mesmo utilizando a pasta da família deverá viajar à Itália para registrar a residência e solicitar o reconhecimento da cidadania italiana.
Mais informações sobre Cidadania Italiana direto na Itália consulte aqui!