SPID Italiano
Saiba mais sobre o SPID, o sistema de identidade digital italiano que em breve será obrigatório e essencial para o registro AIRE e a emissão de passaporte italiano.
Publicado em: 07 de December de 2023
O SPID, o sistema de identidade digital italiano, ainda não foi implementado e, por isso, ainda não é obrigatório. Contudo, futuramente, será necessário utilizar o SPID para acessar o sistema FAST IT. Assim, tanto a atualização e inscrição no AIRE (cadastro do Consulado Italiano) quanto a emissão de passaportes italianos dependerão dele. Importante destacar que já é possível obter o SPID antecipadamente.
Esclareça suas dúvidas com IA especializada
Desenvolvemos a nossa própria Inteligência Artificial utilizando banco de dados exclusivo para gerar respostas claras e atualizadas.
Faça perguntas referente ao conteúdo do site para receber informações detalhadas, orientações precisas e instruções.
GPT Ferrara
Como posso ajudá-lo hoje?
Descubra se já pode emitir ou renovar o Passaporte Italiano
SPID - Sistema Público de identidade Digital, é um sistema desenvolvido pelo governo italiano que permite que todos os cidadãos italianos, estejam eles na Itália ou em qualquer outro país, possam acessar de maneira online os serviços da administração pública e de algumas entidades privadas participantes.
SPID quer dizer Sistema Público de Identidade Digital.
É um sistema desenvolvido pelo governo italiano que permite que todos os cidadãos italianos, estejam eles na Itália ou em qualquer outro país, possam acessar de maneira online os serviços da administração pública e de algumas entidades privadas participantes.
Para fazer o SPID deve ser maior de idade e primeiramente escolher um provedor através do site e registrar-se. O registro consiste em 3 etapas:
1. Inserção de dados pessoais;
2. Criação da credencial SPID;
3. Escolhe a modalidade de reconhecimento.
Para fazer o SPID ou identidade digital italiana, deve ser maior de idade e primeiramente escolher um provedor através do site e registrar-se. O registro consiste em 3 etapas:
1. Inserção de dados pessoais;
2. Criação da credencial SPID;
3. Escolhe a modalidade de reconhecimento.
O SPID serve para permitir que o cidadão italiano, esteja onde estiver possa acessar de maneira online mais de 4000 serviços habilitados da administração pública italiana e alguns privados cadastrados.
Como por exemplo, reservas em postos de cuidados médicos, matrículas escolares, acesso à rede Wi-Fi pública, práticas comerciais etc.
Para fazer o SPID ou identidade digital italiana, deve ser maior de idade e primeiramente escolher um provedor através do site e registrar-se. O registro consiste em 3 etapas:
1. Inserção de dados pessoais;
2. Criação da credencial SPID;
3. Escolhe a modalidade de reconhecimento.
Apenas a identidade digital – SPID/ Carta d’Identità Elettronica é possível tirar no Brasil.
A carta de Identità em papel, similar ao nosso RG, somente pode ser emitida na Itália ou em alguns consulados italianos de países pertencentes à União Europeia.
Para obter o SPID ou identidade digital italiana, deve ser maior de idade e primeiramente escolher um provedor através do site e registrar-se. O registro consiste em 3 etapas:
1. Inserção de dados pessoais;
2. Criação da credencial SPID;
3. Escolhe a modalidade de reconhecimento.
Não, não há necessidade de pagamento. Tanto o uso do SPID quando a sua solicitação é gratuita.
No entanto, principalmente para os que estão fora da Itália, algumas formas de reconhecimento da identidade digital podem acarretar a cobrança de taxa por parte das operadoras.
O SPID já começou e pode ser criado seguindo as orientações encontradas nas páginas dos sites de consulados italianos. No entanto, o prazo máximo para se completar a inscrição foi prorrogado para 31/12/2025.
Portanto, até essa data, os cidadãos poderão seguir acessando os serviços consulares em rede sem utilizarem o SPID/Carta d’Identità Elettronica. Uma vez findo o prazo, o acesso a esses serviços somente será possível através do SPID.
Para saber se tem o codice fiscale, você pode acessar o seu cadastro AIRE através do portal FAST IT e verificar nos dados pessoais. Se houve atualização dos seus dados pelo consulado, o seu número de codice fiscale deverá constar no seu registro.