Cidadania Italiana Judicial - Veja as propostas de melhorias no tribunal de Veneza
O advogado da Ferrara Cidadania Italiana, juntamente com uma comissão de advogados especializados, se reuniu nesta terça-feira (18) com o presidente do Tribunal de Veneza, Salvatore Laganà.
O objetivo foi apresentar propostas para agilizar os pedidos de reconhecimento de cidadania italiana, que têm aumentado consideravelmente.
Desde a mudança no Código de Processo Civil italiano em junho de 2022, os ítalo-descendentes devem buscar o reconhecimento da cidadania no tribunal da região de origem de seu ascendente italiano (Dante Causa).
Essa alteração levou a um aumento significativo de processos no Tribunal de Veneza, com mais de 19 mil novos pedidos até maio deste ano, representando um crescimento de 63% apenas no último ano.
A via judicial tem sido uma alternativa para acelerar o processo de reconhecimento de cidadania, devido à longa espera nos consulados brasileiros, que pode superar 10 anos. Com muitos descendentes provenientes das regiões de Trento, Veneto e Lombardia, o tribunal de Veneza enfrenta uma sobrecarga e precisa de soluções urgentes para evitar atrasos.
A reunião foi um passo importante para garantir que os processos de reconhecimento de cidadania sejam mais eficientes e menos burocráticos, beneficiando milhares de brasileiros que aguardam por esse direito.
Toda essa ação demonstra a preocupação que a Ferrara e seus parceiros no andamento burocrático de questões que impactam no direito do descendente.
Confira no vídeo a fala do advogado referente aos principais pontos discutidos na reunião.
#cidadaniaitaliana #cidadaniajudicial #tribunaldeveneza #ferraracidadania #ferraracidadaniaitaliana